terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia Mundial da Terra - 22 de Abril

Em resposta à degradação generalizada do ambiente, Gaylord Nelson, um senador do estado do Wisconsin dos Estados Unidos da América, promoveu um evento de divulgação da degradação do ambiente, ou Dia da Terra, a realizar no dia 22 de Abril de 1970. Mais de 20 milhões de pessoas participaram nesse ano, e o Dia da Terra é comemorado, actualmente, todos os anos no dia 22 de Abril por mais de 500 milhões de pessoas, em mais de 175 países. Este dia, tal como todos os dias mundiais, serve de pretexto para a reflexão dos problemas que afectam o nosso planeta e, desta forma, promover soluções e/ou estratégias que possam diminuir as alterações provocadas pelas actividades do Homem.

São vários os sinais demonstrativos dos “abusos” ambientais do Homem no Planeta Terra. Vejamos apenas 3 exemplos:

  • Diminuição da quantidade e da qualidade da água potável existente, fruto da poluição aquática e do uso irracional da água;
  • O aquecimento global do planeta, fruto do efeito de estufa e do(s) buraco(s) na camada de ozono da atmosfera terrestre resultante, em grande parte, da poluição atmosférica;
  • A diminuição das florestas, devido ao aumento populacional, fogos florestais e mau planeamento do território.
Estes são apenas 3 exemplos dos múltiplos problemas que nos afectam devido a erros cometidos no passado. Será que nos podemos dar ao luxo de continuar ou de volta a comete-los?

Os dados demonstram que cada vez mais a saúde das pessoas é afectada pelos problemas ambientais. Por isso, cabe a cada um de nós realizar pequenos gestos para alterar o rumo dos acontecimentos.

Ficam aqui, alguns conselhos para diminuir a poluição produzida por cada um.

O que podemos fazer em casa:
  • Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas florescentes compactas ou por outras de baixo consumo.
  • Utilizar as máquinas de lavar loiça ou de lavar roupa apenas quando estiverem completamente cheias.
  • Tomar duche em vez de banho de imersão.
  • Quanto menor for a embalagem, mais embalagens são necessárias para a mesma quantidade de produto. Por isso, sempre que possível, compre embalagens de maior formato e coloque na reciclagem os materiais que embalem os produtos.
  • Plantar uma árvore ou compre plantas para o interior de casa, porque as árvores e as plantas utilizam o dióxido de carbono e produzem oxigénio.
  • Comprar electrodomésticos que pertençam à classe de eficiência A.
  • Desligar os aparelhos que se estão a utilizar e não os manter em “stand-by”.
  • Alinhe frequentemente a direcção do seu carro e mantenha os pneus em bom estado e com a pressão de ar correcta. Se o fizer, diminui o consumo de combustível e por isso diminui a emissão de fumo.
  • Quando trocar de automóvel, escolha modelos menos poluentes. Nem sempre a escolha de
    automóveis a gasóleo (combustível mais poluente) se justifica.

O que podemos fazer no trabalho:

  • Elimine impressões desnecessárias e reduza as embalagens necessárias para expedição.
  • Encoraje o envio de documentos por correio electrónico. Quando for necessário a impressão em papel, utilize ambos os lados e utilize papel antigo como rascunho.
  • Na compra de produtos, faça da protecção do ambiente, e não só do preço, um factor decisivo na escolha.
  • Ter plantas nos locais de trabalho, melhora a qualidade do ar, pois elas produzem oxigénio e destroem dióxido de carbono.
  • Faça reciclagem de embalagens, e não se esqueça de preferir pilhas recarregáveis e tinteiros reciclados.

O que podemos fazer na escola:

  • Organize um dia de limpeza da escola e da área envolvente. Projectos de embelezamento, tais como plantação de árvores, são soluções rápidas para muitos problemas e são, frequentemente, simples de se realizar.
  • Diminua o consumo de papel utilizando os dois lados das folhas de papel, comprando papel reciclado e não se esqueça de colocar um recipiente para reciclar papel em cada sala de aula.
  • Recolha tinteiros de impressoras, faxes e fotocopiadoras para reciclar.
  • Cria uma mascote ambiental para a sua escola. Realize um concurso entre turmas para verificar quem inventa a melhor mascote e o melhor lema.
  • No Dia Mundial da Terra, faça com que cada um escreva num papel uma maneira para ajudar o Planeta. Publique as ideias e implemente as que forem possíveis.
  • Realize sessões e eventos nas rotinas diárias da escola sobre questões ambientais, tais como convidar especialistas para falar, vendo documentários ou fazendo visitas de estudos a zonas verdes.
  • Faça um concurso para verificar a quantidade de lixo que cada turma produz após o almoço ou para verificar a quantidade de resíduos que cada turma consegue reciclar. Mantenha um gráfico actualizado para verificar qual a turma que menos lixo produz ou que mais recicla.
  • Realize uma auditoria energética e verifique se não é possível aplicar lâmpadas mais económicas, diminuir consumos ou substituir aparelhos por outros mais económicos.

Estas são apenas algumas sugestões.

Cada um de nós pode (e deve pensar!) em novas maneiras de preservar a Terra.

1 comentários:

Anónimo disse...

Na Escola de Esqueiros, os alunos, professores, bem como os seus colaboradores estão todos de parabéns. http://www.eb1-esqueiros.rcts.pt/historia.htm Pena que hajam poucos adultos a seguir-lhes os exemplos.
Obrigado por terem aceite e publicado o meu primeiro comentário neste vosso muito oportuno blog que é mais uma riqueza para Vila Verde e não só, porque o exemplo conta muito, o meu7 obrigado também por esta vossa brilhante iniciativa. Bem hajam.

Félix Vieira
http://aboimdanobrega.blogspot.com/
http://formiguinhademarco.blogspot.com/
http://br.youtube.com/taveiras