O Dia Mundial da Alimentação deste ano, comemorado no dia 16 de Outubro, foi subordinado ao tema "Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia".
Desta forma, a FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, vem reafirmar que as alterações climáticas afectam todas as pessoas. Mas os mais atingidos são os pequenos produtores agrícolas, os pescadores, e as pessoas que sobrevivem das florestas que já se encontram vulneráveis e com dificuldades de obtenção de alimentos.
A diminuição dos terrenos aráveis, diminuição da água potável, diminuição da biodiversidade, associados ao aumento do preço dos alimentos, ao crescente aumento da procura de biocombustíveis produzidos a partir de produtos alimentares, afecta a alimentação de todos, mas, principalmente, a dos mais pobres.
Mais uma vez, se demonstra a necessidade de debater os efeitos das alterações climáticas na sobrevivência humana e quais os comportamentos que necessitamos de adoptar e de alterar para minimizar os efeitos dessas alterações.
Para mais informações http://www.fao.org/getinvolved/worldfoodday/en/
0 comentários:
Enviar um comentário