sexta-feira, 30 de maio de 2008

O dia do ambiente e dos pais na EB1 do Barral, Pico S. Cristovão

A EB1 do Barral na freguesia de Pico S. Cristovão, decidiu fazer no dia 30/05/2008 várias iniciativas relacionas com o ambiente, convidando os pais para assistirem.
Assim, perante uma assistência de pais e familiares, os alunos, tendo como fundo um mural mostrando uma paisagem verdejante invejável, aplicaram-se cantando 2 músicas e realizando uma peça de teatro sobre a importância de conservação do ambiente e da separação de resíduos.

Estão de parabéns os meninos e meninas, professores, educadores, auxiliares, pais e todos os que contribuiram para a realização destas actividades. Continuem...

Aqui ficam os vídeos realizados com as músicas e a peça de teatro (a peça de teatro não está completa, por isso peço desculpa aos seus autores), que foram autorizados a divulgar pelos seus autores, para que estas boas ideias sirvam de inspiração para outras escolas.



Música: Temos de deixar de poluir



Música: Os meninos à beira da floresta



Peça de teatro: Os 3 eco amigos

Texto da peça

"Ecoponto Amarelo - Olá amigos!...Eu sou o ecoponto amarelo!... (entra o ecoponto azul) E este é o meu amigo Ecoponto Azul!

Ecoponto Azul - Olá meninos!...Como estão?...Enquanto estamos à espera do nosso ecoponto verde, vou contar-vos um segredo!...É que nós os três resolvemos dar uma volta por aqui, para saber se os meninos sabem fazer a separação dos lixos para a reciclagem!...Vocês sabem como se faz?...

Ecoponto Amarelo - E sabem qual é o prémio para quem faz tudo direitinho?...

Ecoponto Azul - É uma viagem à fábrica da reciclagem!...

(Entram dois meninos com papeis na mão e começam a rabiscar)

Menino 1 - Vou fazer um desenho muito bonito.

Menino 2 - Tu nem sabes desenhar! Eu desenho melhor que tu!

Menino 2 - Eu é que desenho melhor!

(Os meninos puxam os papeis um do outro e acabam por rasgá-los)

Menino 1 - Vês o que fizeste?...A folha está rasgada!...E agora o que vamos fazer a estes papeis?

(Eles ouvem uma voz que cham por eles. É o ecoponto azul!)

Ecoponto Azul - Meninos?...meninos!!...

(Eles olham para todos os lados e não vêem ninguém)

Menino 2 - Não ouviste uma voz a chamar por nós? Quem será?...

Menino 1 - Não vejo ninguém!...

(O ecoponto azul volta a falar)

Ecoponto azul - Meninos! Aqui... sou eu o ecoponto azul!... Não me conhecem?...

(Os meninos olham de novo e vão para junto do ecoponto azul e começam a andar à volta dele e tocam-lhe. O ecoponto azul ri-se...Hi, hi, hi, hi...)

(os meninos dão um salto para trás assustados. Entram outros dois meninos com garrafas de plástico na mão)

Menino 3 - Então vocês não sabem que é o ecoponto azul?

Menino 1 e Menino 2 - E ele fala?...

Menino 3 - Ele come papeis!...Ele quer os vossos papeis!

Ecoponto azul - Eu quero os vossos papelinhos!...Eu quero os vossos papelinhos!...Eu quero os vossos papelinhos aqui para a minha barriguinha!...

(os meninos deitam os papeis no bolso do ecoponto azul e ele ri todo satisfeito...)

Menino 4 - Estão a ver como ele ficou feliz?...E agora sabem para quem são estas garrafinhas de plástico?...

Ecoponto amarelo - São para mim!... São para mim!... Eu como garrafinhas, boiões de iogurte, latinhas!...e quase tudo que seja plástico e metal vem para a minha barriguinha!

(os meninos deitam as garrafas de plástico no ecoponto amarelo)

Menino 1 - (tira um lenço de papel do bolso, limpa o nariz e vai deitar o lenço no ecoponto, mas ouve um grito...)

Ecoponto azul - Não papel sujo eu não quero!...faz-me mal à barriga!...

Menino 4 - O papel sujo não dá para reciclar!...Vai para o balde do lixo!...

(chega o ecoponto verde)

Ecoponto verde - Ai!...Ai...Ai...Que cansado que eu estou!

Ecoponto amarelo - Este é o nosso ecoponto verde!...O que te aconteceu?...

Ecoponto verde - Olá meninos!...Eu sou o ecoponto verde e gosto muito de garrafinhas de vidro!...Estava tão cheio que nem me podia mexer!...Estive à espera que me viessem esvaziar!...Foi por isso que eu me atrasei!...Estive à espera que me viessem esvaziar!...Foi por isso que eu me atrasei!...Agora já estou muito melhor!...Mas já me sinto muito vazio!...Não há por aí uma garrafinha para eu começar a encher outra vez a minha barriguinha?

(entra uma menina com várias embalagens: uma de papel, uma de plástico e uma de vidro. Dirige-se aos ecopontos e coloca cada embalagem no seu lugar e explica)

Menino 5 - Os ecopontos são nossos amigos. No azul colocamos o papel e o cartão. No amarelo colocamos as embalagens de plástico. E no verde colocamos as garrafas de vidro. Se separarmos o lixo como deve ser e depois o pusermos no ecoponto próprio, estamos a contribuir para "do velho se fazer novo" e ajudamos a preservar o ambiente...

(os meninos que estão no palco, dão as mãos uns aos outros e aos ecopontos e dizem)

Todos os meninos - Vamos todos fazer a reciclagem e ajudar o ambiente.

Ecopontos - Não se esqueçam de nós, se o mundo quiserem melhorar!!"

0 comentários: